sexta-feira, 21 de maio de 2010

África: continente cheio de tradições

O Diarinho deste domingo (23) traz um pouco da história e dos problemas da África, além de contar como vivem dois irmãos angolanos que moram em São Bernardo e a experiência de alunos de uma escola de Diadema que estão aprendendo sobre o continente.

A África é bem grandona. Possui 54 países onde são faladas muitas línguas e onde são praticados os mais variados costumes. O continente é o terceiro maior do mundo e o segundo mais populoso, com cerca de 900 milhões de habitantes. Mesmo sendo tão grande e cheio de riquezas - recursos minerais e naturais - o povo africano vive com menos de R$ 1 por dia. Mas isso não é motivo para deixá-los tristes. Os africanos são muito animados e sempre celebram a vida por meio de cantos e danças.

Manter a tradição e o respeito pelas pessoas mais velhas também é importante na África. Tanto que contos e lendas são passados de pai para filho. As histórias são tão importantes para os africanos que os escritores italianos Lilly Pansini, Chiara Sorgi e Salvatore Agresta escreveram África Não o Mundo das Fábulas, Mas Fábulas do Mundo (editora Cidade Nova, R$ 25) para registrar tais lendas e contos. O livro reúne historinhas de Madagascar, África do Sul, Quênia, República de Camarões e Marrocos, além de explicações sobre cada país.



Nenhum comentário: