quarta-feira, 5 de maio de 2010

Você sabe administrar a mesada?

Muita gente que recebe mesada gasta tudo de uma vez e não sabe economizar um pouquinho para investir em algo mais caro no futuro. Outros são mais controlados e chegam até a comprar o presente para o Dia das Mães. De que lado você está?
O Diarinho deste domingo (dia 9) traz casos de quem está começando a lidar com a própria grana, além de dicas legais. Afinal, dinheiro também é assunto de criança. Tanto que há vários livros e até site com orientações legais. Confira:

A escritora Cristina Von tem dois livros que ensinam sobre dinheiro e economia.
O Dinheiro explica o significado de palavras como orçamento, salário, imposto, além de muitas outras que os adultos costumam falar. O legal é que vem com moedinhas e notas de papel, além de folhas de cheque e cartão de crédito de mentirinha, que podem ser recortados e usados para brincar.
O Consumo é outra obra com a história de dois amigos que recebem mesada, mas têm maneiras bem diferentes de usar o dinheiro. Fala sobre finanças e como economizar. Vem acompanhado por um cofrinho para aumentar a vontade de guardar parte da grana recebida. Os livros são publicados pela editora Callis e cada um custa R$ 19.

A gente também aprende com Benjamin e o Poder do Tempo (de Luiz Otávio e Luiz Fernando Roxo). Na história, Benjamin é um menino muito esperto que percebe que todo mundo está sempre comprando e vendendo coisas. Com a ajuda da avó, decide fabricar e vender um doce chamado Quarto Centenário. O negócio dá certo e o menino começa a ganhar bastante dinheiro. Cada capítulo trata de um tema diferente, como poupança, juros, bolsa de valores e muito mais. Tudo bem explicadinho! Custa R$ 39,90 e é da editora Leandro & Stormer.


Até a Turma da Mônica está preocupada em aprender a lidar com a grana. O gibi Turma da Mônica em Superendividados traz várias orientações para gastar com responsabilidade e economizar para o futuro. Desta vez, Magali vai ao supermercado com o pai e enche o carrinho com várias produtos supérfluos (que não são tão necessários). Na hora de pagar a conta, os cartões são recusados porque ele está endividado.
As escolas interessadas em ter a publicação podem entrar em contato com a presidente do SOS Consumidor, Marli Sampaio, por e-mail (marli.samp@uol.com.br), e marcar um dia para buscar alguns exemplares na sede da ONG, em São Paulo. Essa entidade é a idealizadora do projeto que conta com o apoio da Universidade Metodista de São Paulo.

O site da Turma da Bolsa (www.turmadabolsa.com.br/) tem histórias em quadrinhos, vídeos e fábulas, além de dois joguinhos. O caça-palavras ensina economia usando rimas. Em outro, aparece uma sombra e o jogador tem de descobrir que profissão representa. Cada dica vale um dinheiro de brincadeira. Para brincar, é preciso fazer cadastro. O portal também tem informações especiais para pais e professores.

Nenhum comentário: