quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Exemplo a ser seguido


Enquanto cada um produz em média 300 quilos de lixo por ano, uma família da Inglaterra produziu pequena sacolinha com alguns brinquedos quebrados, lâminas de barbear, canetas e negativos fotográficos durante todo ano de 2010. O casal Richard e Rachelle Strauss e a filha Verona, 9 anos, reciclam quase tudo, plantam grande parte da própria comida e transformam restos em adubo. Eles vivem em Gloucestershire, comunidade rural britânica, e viraram referência internacional sobre a questão.

Tudo começou em 2008 quando Rachelle resolveu reduzir drasticamente a produção de lixo e convenceu o marido a fazer o mesmo, depois que ele ficou sabendo sobre os danos causados à vida marinha pela contaminação por plástico. No ano seguinte todos os resíduos familiares foram depositados em apenas uma lata, e no ano passado o volume não chegou a uma sacolinha.

A tarefa começou com a mudança de hábitos. De imediato, os Strauss passaram a reduzir o uso de plástico, reciclar e reaproveitar cada vez mais, usar baterias recarregáveis e painéis solares para gerar energia. Fazem as compras de produtores locais para evitar embalagens e até quando vão ao açougue, levam os próprios recipientes.

Em entrevista à BBC Brasil, Rachelle diz que para quem quer reduzir a produção de lixo, a primeira dica é pensar no que está comprando e escolher produtos com menos embalagem e invólucros que sejam recicláveis (as lojas de produtos desembalados que começam a surgir no Brasil são um bom começo). Também é preciso evitar o desperdício de alimento (um terço vai direto para a lata do lixo!) e reciclar tudo que puder.

A experiência é contada no site www.myzerowaste.com, que fornece dicas utéis de como fazer o mesmo. Lá há até receitas com resíduo zero, já que Rachelle adora criar refeições aproveitanto o que tem em casa. O texto é em inglês, mas a tradução instantânea do Google garante entendimento parcial.

Que tal tentar seguir o exemplo e começar a reduzir o lixo que você produz?

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa! Vou falar com meus pais sobre isso. Quero ajudar o planeta!