Fotos: Jason Gutierrez / AFP
Você provavelmente nunca deve ter visto a ave da foto. É a águia-das-filipinas (Pithecopaga jefferyi), espécie rara que sofre grande risco de extinção; existem somente 500 pares na natureza. A que está na imagem chama-se Binay e foi clicada no Philippine Eagle Center, instituição que se dedica ao estudo e preservação do bicho. A águia-das-filipinas é protegida por lei, ou seja, caçá-la é crime. Mesmo assim, homens a matam por esporte e para comer. Alguns a roubam para treiná-la como animal de estimação.
Possui penas castanho-escuras nas costas e branca na frente. A cabeça tem uma crista. A cauda é comprida e as patas têm grandes garras. Além de bonita e charmosa é muito forte, considerada uma das maiores águias do mundo. Pode crescer até 1 metro de altura com envergadura de asas de 2 metros. Habita as Ilhas Filipinas.
Também é conhecida como águia-pega-macaco, pois se alimenta do mamífero e de outros animais grandes. A fêmea põe um ovo a cada três anos e o ninho chega a ter três metros. O filhote leva cinco anos para poder se reproduzir.
Um comentário:
muito legal
vcs falan de coisas q a gente não sabe
Postar um comentário