sexta-feira, 13 de maio de 2011

Macaco muruqui dá rolê na Imigrantes



Fotógrafos estão sempre atentos a tudo o que se passa ao redor. Edmilson Magalhães, que trabalha no Diário e tem paixão declarada pela vida animal, foi surpreendido há poucos dias por um barulho estranho na mata, durante reportagem sobre a Rodovia dos Imigrantes. Inicialmente, imaginou tratar-se de presença humana. Quando se virou para observar melhor, deu de cara com uma família de macacos brincando e se alimentando entre os galhos de uma árvore.

A bióloga Kátia Rancura, do Zoo de São Paulo, identificou-o como muriqui, um dos primatas mais ameaçados de extinção no planeta. Como as fotos foram feitas no Estado de São Paulo, trata-se do muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides); há também o muriqui-do-norte.


Originário da Mata Atlântica brasileira, o muriqui é o maior primata do continente americano. Os machos chegam a 1,5 m de altura e podem pesar até 15 kg; as fêmeas alcançam 1,2 m e 12 kg. A cabeça é arredondada, a face achatada, os braços bem longos e o pelo é marrom claro. Apresenta cauda preensil (com a ponta enroladinha para poder se agarrar nos galhos). Vive em grupos.

A espécie brasileira está sendo cotada para ser mascote das Olimpíadas de 2016. Kátia escreveu um artigo para o jornal da Sociedade Paulista de Zoológicos argumentando que o evento esportivo é a grande oportunidade para salvar este macaco da extinção e relacionou várias características que fazem do muriqui o candidato ideal ao cargo.




Em tupi-guarani, seu nome significa “povo manso da floresta”, remetendo à ideia de paz difundida nos Jogos Olímpicos. Outro ponto a favor que tem a ver com o evento esportivo é seu comportamento solidário, pois os muriqus vivem harmonicamente em sociedades, na qual se destaca o trabalho em equipe.

Além de muito simpático, esse macaco adora abraçar. O “Abraço do Muriqui” pode ser o símbolo de receptividade nos Jogos Olímpicos, uma das característica do povo brasileiro. Precisa dizer mais?

Quer ajudar o muruqui a se eleger e ganhar fama para ser salvo da extinção? Informe-se mais sobre a campanha e como colaborar pelo site www.ecoatlantica.org




2 comentários:

Anônimo disse...

Muriqui mascote das Olimpíadas de 2016! Meu voto já é dele! Parabéns pelas fotos Edmilson e para o Diarinho por ajudar na campanha! Beijos, Nayara!

Nádia Lozio disse...

Meu voto também é dele! vamos valorizar nossa natureza e nosso povo acolhedor.
Nádia
nadia.lidia@hotmail.com