quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Espécie de macaco é descoberta



Os cientistas não param de descobrir novas espécies. A maioria é composta por invertebrados, mas isso não quer dizer que conhecemos todos os vertebrados. Prova disso é o macaco encontrado pela primeira vez na Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, no Mato Grosso, em dezembro de 2010. A novidade acaba de ser divulgada.

O bicho, visto entre os rios Guariba e Roosevelt, pertence ao gênero Callicebus, popularmente conhecido como zogue-zogue. Os pesquisadores perceberam que se tratava de outra espécie por ter detalhes na cauda e cabeça bem diferentes dos demais zogue-zogues da região.

Agora, os estudos sobre as características do macaquinho devem durar seis meses só então a descoberta será publicada em uma revista científica. A expedição que achou o primata foi feita pela WWF-Brasil em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso. 


Segundo o relatório Amazônia Viva divulgado pela organização ambiental, entre 1999 e 2009 foram descobertas mais de 1.200 espécies de plantas e animais vertebrados na Amazônia. É como se fosse achada uma nova espécie a cada três dias. 

Nenhum comentário: