sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Estranhos no ninho: micos baianos perdidos no Rio

Fotos: Reprodução

Mico-leão-de-cara-dourada é nativo da Bahia


Mais de 100 micos-leões-de-cara-dourada foram encontrados na Serra da Tiririca, no Rio de Janeiro. Os animais foram soltos há cerca 10 anos por alguém que os mantinha em cativeiro. Desde então, eles se reproduziram e o número cresceu.

Mas, apesar de terem voltado para a natureza, essa região não é a ideal para a espécie. Eles existem naturalmente apenas na Bahia. Quem habita o Rio de Janeiro é o mico-leão-dourado. Como ambos estão em extinção, se ficarem juntos podem competir por território e diminuir a chance de sobreviverem.

Por isso, instituições ambientais programaram para levar os animais de volta ao habitat natural em dezembro. “A área onde serão soltos é coberta por Mata Atlântica, grande o suficiente e têm alimento e abrigos”, explica Cecilia Kierulff, do Instituto PRi-MATAS.

O mico-leão-dourado tem o corpo todo dourado (meio alaranjado) e existe somente na região costeira do estado do Rio de Janeiro. O mico-leão-da-cara-dourada, como o próprio nome diz, tem o corpo preto e a cara dourada e existe na região sul da Bahia.





Mico-leão-dourado é carioca da gema

Nenhum comentário: