quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Judeus entram no ano 5772

Hoje é dia de dizer ‘Shana Tová’, ou ‘bom ano’ em hebraico. É que nesta quarta-feira, 28 de setembro, começa o ano 5772 do calendário judaico. Quando a primeira estrela da noite aparecer,os judeus do mundo todo estarão reunidos para celebrar o ano-novo, chamado Rosh Hashaná. As festas se estendem por dez dias, período de orações, de fazer um balanço das ações e se arrepender dos erros cometidos para se purificar e iniciar mais um ano. As festividades terminam com o Iom Kipur, o Dia do Perdão, celebrado entre os dias 7 e 8 de outubro.

Os judeus contam o tempo a partir da criação do mundo, mais exatamente do sexto dia, quando Deus criou o homem; por isso, esse povo acredita estar no ano 5772. Diferentemente, os cristãos dividem o tempo em dois períodos, antes de Cristo e depois do nascimento de Cristo; por isso, seu calendário indica o ano 2011 da era cristã.


As celebrações judaicas seguem muitas tradições. Na sinagoga,o templo religioso, ecoa o som do shofar, instrumento feito de chifre de carneiro, para anunciar a chegada do novo ano e convocar o povo à reflexão e ao arrependimento. Em casa, as famílias preparam jantar especial (foto), que inclui maçã e mel para que o novo período seja bom e doce, romãs, que simbolizam o desejo de méritos tão numerosos quanto suas sementes, além de peixe, animal que sempre nada para frente. Evitam-se temperos amargos, para que a amargura não se reflita no novo ano.

Nenhum comentário: