quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Qual é a planta que cresce mais rápido?

É o bambu!


E nada melhor do que o Dia da Árvore (21 de setembro) para saber que essa planta tem a inacreditável capacidade de crescer mais de 1 metro por dia. Isso mesmo. O recorde foi registrado em 1956, no Japão, com a espécie Thyllostchys edulis, que esticou 1,21 metro em um único dia. De forma bem mais modesta, em recente experiência no Instituto Agronômico de Campinas foi possível comprovar o crescimento de 23 centímetros em 24 horas, sem usar nenhum recurso que estimulasse isso.



Qual o segredo desse vegetal? Ao contrário da maioria, essa planta não cresce só nas pontas; estica também entre um gomo e outro. Cresce mais rápido na primeira fase do desenvolvimento, que dura de dois a três meses, quando vão aparecendo novos gomos que saem de dentro dos outros, como se estivéssemos esticando uma antena de rádio portátil, dos modelos antigos.

Na natureza, existem mais de mil espécies, que podem viver nos mais variados locais e climas. Por sua durabilidade e flexibilidade, além de facilidade de cultivo, tem grande variedade de aplicações. É um dos materiais mais usados na construção em países asiáticos, sendo utilizado tanto como andaime quanto como revestimento decorativo e até para levantar edifícios à prova de terremotos. Serve para fabricar móveis, objetos culinários, cestos, instrumentos musicais e como alimento, e suas fibras têm a capacidade de confeccionar tecidos. É considerada a madeira do futuro.


Bambu tem várias utilidades por ser muito resistente



O bambu ainda serve de grande referência para a cultura oriental. Dizem que temos de ser como essa planta, que verga, mas não quebra nas grandes tempestades. Isso significa que, muitas vezes, nas grandes dificuldades, a vida nos joga para baixo, mas depois que o pior passa, conseguimos nos recuperar e voltar a ficar em pé.

Nenhum comentário: