sexta-feira, 28 de maio de 2010

Fósseis pré-históricos


Os paleontólogos estão sempre procurando pistas para saber como era a vida dos seres que habitavam a Terra antes de o homem aparecer. Muitas vezes, pelos fósseis (restos de animais e vegetais incrustados em rochas) que encontram, eles não conseguem desvendar como era a vida dos bichos porque as partes não são suficientes para montar uma réplica (cópia) deles.
Entretanto, algumas vezes eles têm sorte, como os dois pesquisadores do Rio Grande do Sul que encontraram fósseis (foto acima) de um predador pré-histórico que viveu no Brasil há mais de 238 milhões de anos. O réptil, chamado de Prestosuchus chiniquensi, é tão antigo que viveu por aqui antes do aparecimento dos dinos.

A espécie estava muito bem conservada. Seu esqueleto manteve-se praticamente intacto. Depois de estudó-lo, os paleontólogos concluíram que o animal era parecido com o jacaré, caminhava sobre quatro patas, possuía cauda longa e focinho alongado, pesava cerca de 1.000 quilos e media 7 metros. O Prestosuchus pertencia ao grupo dos arcossauros basais (nome dos predadores que antecederam os dinos). Agora, eles pretendem montar uma réplica do animal, já que até hoje nenhum fóssil de Prestosuchus estava tão completo quanto esse.

TEM MAIS
Já foram encontrados fósseis de 17 espécies de dinossauros no Brasil. A maioria dos achados era formada por pedaços de ossos, dentes, ovos e pegadas. As principais descobertas foram feitas na Bacia do Araripe, região que fica na divisa entre os Estados de Piauí, Pernambuco e Ceará.

Um comentário:

Náh disse...

Oi Diarinho!
Quando eu crescer quero ser uma paleontóloga para descobrir vários fósseis!