sexta-feira, 25 de março de 2011

Aprender a consumir direito


A gente sempre escuta que tem de saber escolher o que comprar, dando preferência aos produtos que não agridem a natureza e não utilizem muitas embalagens. Agora vai ser mais fácil saber sobre isso com o portal Akatu Mirim (www.akatumirim.org.br), que entra no ar dia 28.

Por meio de jogos, brincadeiras e animações, dá para entender que os bens e serviços vêm de uma cadeia produtiva e causam impactos – desde a retirada de matéria-prima da natureza até ir parar no lixo. Iustrações explicam os conceitos “de onde vem?”, “pra onde vai?” para facilitar esse entendimento.

Muita gente vai se surpreender ao descobrir que o petróleo não enche apenas o tanque dos veículos e serve para asfaltar as ruas. Esse minério está presente em muitos objetos do dia a dia, como batom, chiclete, tênis, entre outros. Os próximos temas programados para esse espaço são sacola plástica, garrafa d’água, celular e bala.

O portal sugere atividades que podem ser feitas fora do computador, como convidar os pais a deixar o carro em casa e aproveitar uma ida à padaria, por exemplo, para explorar o caminho. Além de ser saudável caminhar, a atitude faz bem para o planeta, evitando a emissão de gases, que poluem o ar e contribuem para as mudanças do clima. Outra forma de ajuda é adotar o transporte solidário, reunindo os colegas para irem juntos à escola.

O lançamento do Akatu Mirim faz parte das comemorações de 15 anos de atividades do Instituto Akatu, organização não-governamental que trabalha pelo consumo consciente.
Consumir conscientemente não é não consumir. É consumir menos e de forma diferente, fazendo a gente pensar antes por que comprar, de quem comprar, o que comprar, como comprar, como usar e como jogar fora?

Nenhum comentário: