quarta-feira, 9 de março de 2011

Cada família pode ter só um cão em Xangai

Agora é oficial. A cidade chinesa de Xangai aprovou lei que proíbe cada família de ter mais de um cachorro de estimação. A determinação, que começa a valer a partir de 15 de maio, já ganhou o apelido de ‘política do cão único’. A medida foi tomada para controlar a população canina, evitando seu crescimento.

Algumas raças, consideradas cães de caça, também serão proibidas. Calcula-se que em Xangai existam quatro vezes mais cachorros do que os registrados. Outras cidades do país já adotaram esse tipo de lei.

O problema é que Xangai está superpovoada, assim como a maior parte das cidades da China. Tem cerca de 23 milhões de habitantes. O país é o mais populoso do mundo, com 1,3 bilhão de pessoas.

Para controlar a quantidade de gente, o governo chinês criou em 1979 a política do filho único. Cada família pode ter apenas um bebê. No entanto, essa lei deve se tornar menos rigorosa, principalmente porque o número de idosos está crescendo muito e o de jovens, diminuindo. Isso traz problemas para a economia.

E o que você acha sobre ter apenas um cachorrinho? O governo deve mesmo limitar o número de bichos em casa?

Nenhum comentário: