quarta-feira, 30 de março de 2011

Existem dragões?


Muita gente tem a mesma dúvida: será que dragões existiram de verdade? Até hoje, nenhum cientista encontrou algo que comprovasse isso. Segundo os estudiosos, a existência não é possível porque nenhum bicho já teve quatro patas e duas asas; na realidade, as asas são a evolução dos membros superiores, como nos morcegos.



De fato, só há um dragão de verdade, o de komodo (foto acima)! É um lagartão grande e feroz, o maior da espécie, com 3 metros de comprimento e 150 quilos. É encontrado em algumas ilhas da Indonésia e está ameaçado de extinção.


No entanto, os dragões sempre estiveram presentes na imaginação do homem. Vários povos criaram lendas, contos e mitos sobre eles há milhares de anos. Em cada lugar, têm características e significados diferentes. Para os orientais – chineses, japoneses e coreanos – trazem sorte e representam sabedoria; alguns até são considerados deuses. Nos países europeus, são vistos como seres maus, que cospem fogo e destroem tudo.





Os bichões também ganham vida na literatura e no cinema. Em As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada, o visual do grande navio Peregrino da Alvorada é inspirado em dragões. Na trama, os irmãos Lúcia e Edmundo, com o primo Eustáquio, embarcam no veleiro em que estão o Rei Cáspian e o rato guerreiro Ripchip.


Durante a viagem, visitam ilhas cheias de mistérios, onde vivem criaturas fantásticas, como os temidos e gigantescos dragões. Novamente, a missão pode mudar completamente o futuro de Nárnia. O DVD (R$ 39,90) e Blu-ray (R$ 79,90) com o terceiro filme da série chega nesta quarta (30) nas prateleiras e locadoras.

Um comentário:

Anônimo disse...

adorei é muito legal os dragões são fantásticos