terça-feira, 27 de abril de 2010

Brasileiro também fala tupi



Você sabia que catapora significa 'fogo interno'; itu é 'cachoeira, queda d’água'; peteca é o mesmo que 'bater, dar golpe'? Essas e muitas outras palavras que a gente usa no dia a dia são de origem tupi. Dá para aprender muito mais do que isso com o livro Curumim Poranga (Editora Paulinas, 32 páginas, R$ 24,50), da escritora Neli Guiguer.

Na história, Giovani, 10 anos, passa a se interessar pela língua dos índios depois de um bate-papo pela internet com o curumim Poranga (curumim significa 'garoto, menino'; também está certo dizer curumi). Durante a conversa, Giovani descobre que muitas palavras que ele usa diariamente são de origem tupi.

“Quando os portugueses chegaram ao Brasil, eles tiveram de aprender a falar tupi; não foram os índios que aprenderam o português. No livro, quero mostrar que a gente fala tupi a todo momento”, diz Neli.

A obra vem acompanhada por um DVD interativo, em que é possível conhecer muitas outras palavras e expressões, além de nomes de animais, flores, árvores e até cidades e Estados que são de origem tupi.

Confira algumas palavras indígenas e seus significados:
caatinga: mato branco
caiçara: cerca de ramos; fortificação
cururu: sapo
imirim/imirin: rio pequeno
ipanema: água ruim, imprestável; rio sem peixes
itaipu: fonte das pedras
itapemirim: laje pequena
jabaquara: refúgio; esconderijo de fujões
jaguar: onça; aquele que devora ou dilacera
jaguari: rio das onças
mogi: rio das cobras
paquetá: muitas pacas
pereba (e não bereba, como muitos dizem erradamente): ferida com casca
pipoca: pele estalada

Nenhum comentário: