quinta-feira, 22 de abril de 2010

Recicle duas latinhas no Dia da Terra

No Dia da Terra, comemorado hoje (22 de abril), você pode fazer um brinquedo bem legal para conscientizar todo mundo sobre a importância de reciclar e reutilizar alguns materiais, como plástico, papel, alumínio e vidro.
O Dia da Terra foi criado em 1970, nos Estados Unidos. Naquela data, o senador norte-americano Gaylord Nelson convocou um protesto nacional contra a poluição. Desde 1990, outros países também passaram a celebrar a data.

Para ajudar a cuidar da natureza e evitar que alguns materiais sejam jogados no lixo e passem anos nos aterros sanitários, é preciso separar os resíduos em casa e na escola. Atitudes como essa são apenas uma pequena contribuição para salvar a Terra.
Que tal começar agora mesmo a chamar todo mundo para ajudar nessa campanha? Antes disso, uma pausa para brincar e reciclar latinhas, criando o pé-de-lata (que parece perna-de-pau). A sugestão é da cola Pritt.

Separe os seguintes materiais: duas latas vazias com tampas de achocolatado ou leite em pó, barabante bem grosso, tesoura, prego e martelo, cola, papel para decorar (pode ser revista, jornal ou papel de presente), pedaços de EVA ou feltro, régua, lápis.

Agora, mãos à obra. Não esqueça de pedir para um adulto ajudá-lo.


1. Retire o rótulo das embalagens, e meça a altura da lata.


2. Recorte o papel na mesma medida para contornar a lateral da lata. Cole o papel bem rente, como se fosse um rótulo.



3. Peça para um adulto furar as laterais da lata com o prego e o martelo (não faça isso sozinho, pois você pode se machucar). O furo tem de ficar cerca de 2 centímetros abaixo da tampa.


4. Passe o barbante e faça um nó para prendê-lo bem firme dentro da lata. Deixe-o com comprimento suficiente para que cada ponta ultrapasse um pouquinho a altura das mãos.


5. Tampe a lata. Se tiver um pedaço de EVA ou feltro, coloque-o sobre a tampa, recortando em volta.


6. Seu pé-de-lata está pronto! Basta colocar os pés sobre ela e segurar nas cordinhas para começar a andar. Só tome cuidado para não cair.

Nenhum comentário: