terça-feira, 20 de abril de 2010

Por que amanhã é feriado?

Muita gente está feliz porque amanhã não tem de ir à escola, mas não sabe o motivo do feriado. Vinte e um de abril serve para lembrar a morte de Tiradentes, por seu envolvimento com a Inconfidência Mineira. Joaquim José da Silva Xavier, seu nome verdadeiro, foi enforcado em 1792, no Rio de Janeiro, e seu corpo ficou exposto para amedrontar a população.

Inconfidência foi um dos primeiros movimentos para a independência do Brasil de Portugal e um dos mais importantes da nossa história. No século 18, Minas Gerais era uma região com muito ouro e pedras preciosas. Vila Rica (atual Ouro Preto), São João Del Rei e Sabará geravam muitos lucros para Portugal, que cobrava cada vez mais taxas e impostos. Quem não pagava era punido.

Tudo isso foi gerando insatisfação. Foi aí que Tiradentes, que vivia em Vila Rica, passou a liderar um grupo, os inconfidentes. Eles queriam que a riqueza do ouro ficasse no Brasil e começaram a se rebelar. Na época, dezenas de pessoas foram presas, mas ele assumiu sozinho a liderança, por isso foi condenado à morte.

A data de sua morte virou feriado porque Tiradentes é considerado símbolo dos ideais de liberdade. Ele tem esse nome porque também era dentista, além de soldado, comerciante e minerador.

Nenhum comentário: