quinta-feira, 29 de abril de 2010

Suricates podem votar?

Fotos: AFP/Carl de Souza




Suricates não podem votar, mas alguns bem curiosos foram fotografados ao lado de uma caixa de votação colocada no recinto deles no Zoológico de Londres. A ideia era simular as eleições gerais britânicas que vão acontecer em 6 de maio, no Reino Unido. Os animais não entendem nada de política, mas se divertiram com o novo brinquedo!


Suricate, suricato e suricata
As três palavras servem para denominar o pequeno mamífero Herpestidae, nativo do deserto do Kalahari, na África. É um animalzinho esperto com pouco mais de meio metro de comprimento e 1kg. Possui pelagem castanha e se alimenta de pequenos artrópodes, principalmente escaravelhos e aranhas. Tem garras afiadas nas patas, que lhes permitem escavar a superfície do chão e tem dentes afiados para quebrar a casca de sementes. Outra característica é a capacidade de se elevar nas patas traseiras, utilizando a cauda como terceiro apoio.

Vive em colônias de até 40 indivíduos, que constroem um complicado sistema de túneis no subsolo, onde permanece durante a noite. O sistema social do suricata é complexo e inclui linguagem própria. Estudos mostram que esse animal é capaz de ensinar ativamente os filhotes a caçar.

Nenhum comentário: