sexta-feira, 5 de março de 2010

Heróis de quatro patas



A cada nova tragédia, os cães farejadores entram em cena para vasculhar os escombros atrás de possíveis sobreviventes. São como soldados incansáveis que sabem que sua tarefa é árdua. Ainda estão recentes na memória de todos, as imagens em que eles aparecem sobre montanhas de entulhos no Haiti e Chile.


Os cães de salvamento foram utilizados pela primeira vez durante a Segunda Grande Guerra Mundial pela Grã Bretanha. Mostraram-se tão eficientes em localizar soterrados que começaram a ser treinados em escolas com essa finalidade. Ao captar o odor de uma pessoa viva, eles começam a latir com entusiasmo para avisar que encontraram uma vítima, mas sabem que não devem remexer a área sem que recebam ordem para isso. Se a vítima está morta, reagem de outra forma, apenas indicando o local.


O triste é constatar que, ao mesmo tempo em que colocam sua vida em favor dos humanos, há os que os utilizam como personagens de show de horrores. No mesmo dia em que eles, buscavam vítimas no Chile, em Bishkek, no Quirquistão, eram colocados frente a frente num ringue de luta. O objetivo do clube local que promoveu a disputa era descobrir qual é o cão mais forte para melhorar a raça pastor da Ásia Central.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, q interessante saber como os caes ajudam os humanos. 'E uma pena q tem gente q ainda promove brigas entre os caes.