segunda-feira, 8 de março de 2010

Teatro no escuro


Quem nunca assistiu a uma peça de teatro de bonecos de luz negra não sabe o que está perdendo.
O espetáculo até parece mágica ou desenho animado ao vivo.
O público fica impressionado com os personagens que parecem se movimentar sozinhos no palco.
Mas como isso é possível?


A resposta está no tipo de iluminação utilizada na apresentação. Trata-se da luz ultravioleta, que reflete apenas as cores fluorescentes. Assim, os bonecos e cenários têm de ser pintados com elas. Além disso, os manipuladores precisam vestir roupa completamente preta para não aparecerem.
O diretor de teatro Sérgio Tastaldi explica que a técnica – criada na década de 1960, em Praga (República Checa) - é muito difícil, pois as pessoas que movimentam os personagens têm de fazer a peça inteira no escuro. “Eles têm de saber bem onde tudo está; por isso, é sempre muito ensaiado”, afirma.



Um dos trabalhos de Sérgio é a versão de João e o Pé de Feijão para o teatro de luz negra. Nela, a planta que leva o garoto ao céu tem 6 m e o gigante, 4 m.

O espetáculo está em cartaz no Teatro Brigadeiro (Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 884, tel.: 3107-5774), em São Paulo, aos sábados e domingos, às 16h. Os ingressos custam R$ 15 e R$ 30. Fica lá até 25 de abril.


Em 2011, essa peça comemora 15 anos e viajará pela Europa. Na sala de espera do Teatro Brigadeiro é possível ainda conferir a exposição Teatro Feito à Mão, na qual é possível manipular vários bonecos.



Um comentário:

Anônimo disse...

Esse teatro deve ser lindo. Vou pedir p minha mae me levar!