quinta-feira, 18 de março de 2010

Por dentro de um elefante

Nervos, músculos, veias, órgãos. Aprendemos nos livros de ciências, com a ajuda de imagens bem básicas, o funcionamento e a importância de cada parte do nosso corpo. Também descobrimos como são as plantas e os animais. Imagine ver e poder tocar em tudo? Um artista alemão resolveu transformar corpos humanos e animais em esculturas, para que todo mundo possa saber como é por dentro.


Famoso pela exposição Mundos de Corpos, em que corpos passam por um processo especial de conservação (leia mais abaixo), agora Gunther von Hagens resolveu fazer o mesmo com algo maior. Os restos mortais de Samba, elefante que morreu em 2005 no Zoo de Neunkirchen, na Alemanha, passaram pelas mãos do artista. Resultado? Ficou bizarro, mas interessante. Veja com seus próprios olhos:


Fotos: AFP






TEM MAIS

A técnica usada por Gunther von Hagens é chamada polimerização. Os corpos e órgãos são embalsamados, como as múmias do antigo Egito. Depois são desidratados, e os líquidos naturais do corpo são substituídos por uma solução artificial. Por último, é aplicado um composto que dá o aspecto de plástico.

Nenhum comentário: